Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Como alimentar bem seu filho.

 Para que a saúde dos pequenos seja garantida é fundamental que eles se alimentem de frutas, verduras, legumes, carnes e ovos, leite e derivados, cereais, pães, massas e tubérculos, açúcar e gorduras (com moderação), além de beber água e fazer atividade física.
Os alimentos como doces, balas, salgadinhos, biscoitos recheados, frituras, refrigerantes etc., devem ser consumidos com moderação, pois em excesso podem levar a obesidade e outras doenças (diabetes, hipertensão, aumento do colesterol).

Pensando nisso, venho falar um pouco sobre estes grupos de alimentos e o número de porções a serem consumidas de acordo com cada idade. Afinal, estes grupos são de extrema importância para garantir um crescimento e desenvolvimento adequados aos nossos filhotes e/ou filhotas...
  
Cereais, pães, tubérculos e raízes


Estão neste grupo o arroz, a batata, a mandioca, os pães em geral e as massas. São considerados as principais fontes alimentares para a produção de energia, além de exercer inúmeras funções metabólicas e estruturais no organismo.


Leite e derivados


Neste grupo, são incluídos o leite e os seus derivados, nomeadamente o iogurte, o queijo, o requeijão e a nata. Eles são fontes de cálcio, importante para o crescimento dos ossos e dentes, além de ser útil em outras funções do corpo.  


Carne, ovos e peixes



Fazem parte desse grupo as carnes vermelhas, as vísceras, o frango, os peixes e frutos do mar e os ovos. São fontes de proteínas animal (essas são formadoras de músculos, cabelo, unha, pele, tecidos). Também são fontes de ferro e os peixes e frutos do mar, ricos em minerais.


Óleos, gorduras e doces

São exemplos o azeite, os óleos alimentares, a manteiga, a margarina e a banha, além de balas, chocolates e açúcares. Tanto os óleos e doces são fornecedores de energia. Os óleos são ricos em vitaminas (A e D). Porém ambos devem ser consumidos com moderação.


Frutas, legumes e verduras



Estes são fontes de fibras, vitaminas e sais minerais, importantes para a manutenção do sistema imunológico, prevenindo contra diversas doenças (de simples resfriados até ao câncer). As fibras atuam no bom funcionamento do intestino quando associadas com água.


Leguminosas

Fazem parte do grupo o feijão, a lentilha, o grão-de-bico, a soja, a ervilha e o amendoim. É fonte de proteínas vegetais, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras, tendo diversas funções.

Água

O ideal é que se consuma no mínimo 2 litros de água por dia para manter o corpo hidratado e também um bom funcionamento intestinal.



<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
<><>
Grupo de
Alimento
Idade
1 a 3 anos
Idade
Pré-escolar
Cereais, pães, tubérculos e raízes

5/ diárias

5/ diárias
Verduras e legumes - Frutas

3 – 4/diárias

3 -3/diárias
Leite e derivados – Carnes e ovos – Feijão

3 -2- 1/diárias

3 -2- 1/ diárias
Óleos e gorduras – Açúcar e doces

2 -1/ diárias

1 – 1/ diárias

Espero que tenham gostado!!!
Beijinhos


 

Nenhum comentário: