Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mitos e Verdades

Oi meninas, tudo bem?

Dúvidas frequentes sobre determinados alimentos e hábitos de consumo alimentar são muito comuns, por isso, estou trazendo para vocês leitoras algumas respostas para essas dúvidas, além de desvendar algumas crenças populares existentes em torno desses assuntos.


1- Mascar chiclete faz mal ao estômago?

Verdade. Quando em excesso, pode trazer problemas, pois a função de mascar o chiclete estimula o estomago a trabalhar, produzindo suco gástrico com o objetivo de digerir os alimentos. Como não há alimento a ser digerido, esse suco gástrico, extremamente ácido, acaba atacando a mucosa do estômago, podendo provocar gastrites e úlceras.

2- É verdade que bebidas com gás podem gerar descalcificação óssea?

Mito. Existe a crença de que o gás torna o sangue mais ácido, contribuindo para a dissolução gradual da massa óssea. Na realidade, o que ocorre com a ingestão de bebidas gaseificadas é a fixação do dióxido de carbono pelos glóbulos vermelhos que, sendo transportado para os pulmões, é trocado por oxigênio. A própria digestão dos alimentos gera a maior parte de dióxido de carbono transportado pelo sangue.

3- Comer sempre os mesmos alimentos, sem variar o cardápio, pode trazer algum dano à saúde?

Verdade. A ingestão dos mesmos alimentos, sem haver variação, não irá fornecer todos os nutrientes essenciais ao corpo. Cada alimento contém vitaminas e minerais específicos, ao mesmo tempo em que apresenta deficiência de determinados nutrientes, os quais estão presentes em outros alimentos. Por isso, é importante variar.

4- É verdade que a laranja auxilia a digestão de uma refeição pesada, como a feijoada?

Verdade. As fibras presentes na laranja podem facilitar a digestão, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo parte da absorção de gorduras.

5- Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados?

Mito. Congelar o alimento o mantém mais próximo do seu estado natural, desta forma, seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos microorganismos.

6- É verdade que tomar qualquer tipo de bebida durante as refeições não é bom?

Mito. Até 1 copo de 200ml não atrapalhará na digestão. O recomendado é beber água ou suco de frutas com baixas calorias. Já refrigerantes ou bebidas com gás são ricas em fósforo e, em geral, em cafeína, que prejudicam a absorção do cálcio, do ferro e das vitaminas da refeição.

7- Salada de frutas tem que ser consumida no mesmo dia para não perder os nutrientes?

Verdade. Só se consegue preservar os nutrientes na hora que você prepara e consome, mas as fibras (que auxiliam no intestino) permanecem nas frutas. O ideal é não só consumir frutas em salada e sim consumir frutas inteiras para garantir uma maior quantidade de vitaminas e minerais.

8- O macarrão instantâneo é saudável?

Mito. É uma praticidade que coloca em risco a saúde quando o consumo é diário, pois para o macarrão ficar pronto mais rapidamente ele é pré frito, contendo grandes quantidades de gorduras saturadas e trans. Além disso, os temperos que os acompanham são riquíssimos em sal, que representa a quantidade de sódio diária. Também apresenta muitos conservantes cancerígenos. O ideal é substituir a massa instantânea pelo macarrão tradicional, levará apenas uns minutinhos a mais para ficar pronto e combinado com opções de molhos com baixa gordura (como por exemplo, molhos vermelhos) ficará mais saudável.

9- Chá de boldo é bom para o fígado? Melhora a ressaca?

Verdade. O chá de boldo apresenta propriedades desintoxificantes e é recomendado para casos de desconforto digestivo e do fígado. Seu princípio ativo é a boldina, um alcaloide, principal responsável pelas suas propriedades hepatoprotetoras e coleréticas. O boldo ajuda na digestão dos alimentos, além de ajudar o fígado a trabalhar melhor.

10- Água com açúcar acalma?

Mito. Quando ingerido, o açúcar vai para o estômago, onde é transformado em dois compostos: frutose e glicose. Ele é transformado em uma importante fonte de energia para o corpo, no entanto não tem nenhuma propriedade sedativa sobre o sistema nervoso.

11- Ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento?

Verdade. Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo sensação de saciedade. Além disso, as fibras retardam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade e diminui a ingestão de outros alimentos. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir na absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.

12- O uso de micro-ondas faz mal à saúde? Tampar alimentos diminuiria o risco?

Mito. Em primeiro lugar, se o micro-ondas pudesse realmente vazar alguma radiação, os níveis desta liberação seriam insignificantes e não ofereceriam perigo à saúde. É o que garante o Centro Americano para Aparelhos e Saúde Radiológica, uma unidade do Food and Drug Administration (FDA), órgão que regulamenta a segurança doméstica dos aparelhos de micro-ondas. Tampar alimentos no aparelho apenas impede de sujar as paredes do micro-ondas. Devem-se utilizar utensílios de vidro para tampar, pois os de plásticos, quando aquecidos, liberam substâncias tóxicas e cancerígenas ao alimento.

13- Abacate engorda?

Mito. O abacate, apesar de bastante calórico, se consumido na quantidade adequada, não causa ganho de peso. A gordura presente no abacate é monoinsaturada, saudável, capaz de aumentar o colesterol HDL (bom) e reduzir o colesterol LDL (ruim).

14- Suco de laranja com beterraba cura a anemia?

Mito. A beterraba contém uma pequena quantidade de ferro que não é bem absorvida pelo organismo, mesmo na presença do suco de laranja (rico em vitamina C) que melhora a absorção do ferro.

15- Tomar água quente em jejum queima a gordura?

Mito. Beber água quente em jejum não elimina a gordura. Existem alguns alimentos que são chamados de termogênicos (aceleram o metabolismo) como, por exemplo, a cafeína. Para perder peso e queimar gordura deve-se diminuir as calorias totais ingeridas durante o dia, consumir menos alimentos ricos em gorduras e praticar exercícios físicos.

16- Crianças de qualquer idade podem comer frutos do mar?

Mito. Não, somente a partir dos 2 anos de idade para evitar complicações como alergias e intolerâncias alimentares.

17- O gás do refrigerante ou da água causa celulite?

Mito. O que contribui para celulite é a grande quantidade de açúcar e sódio presentes.

 18- Margarina é mais saudável que manteiga?

Depende. Se a margarina não contiver gordura trans em sua composição ela se torna mais benéfica do que a manteiga. Caso contrario, é melhor optar pela manteiga. Portanto, deve-se observar o rótulo.

19- Comer abacaxi após as refeições faz com que a gordura não seja absorvida?

Mito. Não é verdade, o abacaxi quando consumido após as refeições auxilia no processo digestivo, mas não diminui os valores calóricos e nem interfere na absorção das gorduras das refeições.

20- Queijo branco é mais saudável que requeijão?

Verdade. Sim, pois apresentam menos gordura saturada que os requeijões. A gordura saturada contribui para o aumento do colesterol total e da LDL (colesterol ruim). As melhores opções de queijos brancos são: cottage, minas frescal e ricota.

 

 

Espero que gostem !!!! Em breve trarei mais mitos e verdades !!! Bjos =D
 
 

Nenhum comentário: